quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Exercicios 9 Ano - Língua Portuguesa



I – Classifique as orações substantivas.

1. Noemi disse que continua os estudos.
2. Tenho esperança de que João reencontre o bom caminho.
3. Sucedeu que faltou luz na festa.
4. Os pais gostam de que seus filhos estudem.
5. A verdade é que Murilo agia por interesse.
6. Os jornais diziam isto: que drogas estavam à solta.
7. Perguntei-lhe se havia perigo.
8. Ninguém se opõe a que sejas livre.
9. Tenho a impressão de que há lutas na rua.
10. Lembre-se de que a vida é breve.
11. Onofre não gosta de que o chame pelo apelido.
12.Tenho certeza de que fiz um bom negócio.
13. Ficaremos gratos a quem nos der a informação.
14. Os antigos pensavam que a Terra fosse imóvel.
15. Sabe-se que o rio Amazonas nasce nos Andes.
16. Verifiquei se as portas estavam bem fechadas.
17. Bento se esquecera de que o amigo havia se mudado.
18. O essencial é que salvemos nossas almas.
19. Aconteceu que o assaltaram em pleno dia.
20. Tenho-os aconselhado a que pratiquem algum esporte.
21. Foi preciso que todos ajudassem.
22. Os jornais noticiaram que a guerra acabara.
23. Confiamos em quem nos quer bem.
24. Estou convencido de que o estudo é indispensável.
25. Guarde bem isto: que não há progresso sem esforço.
26. A sorte dele é que o cão estava amarrado.
27. Rute era quem mais reclamava.
28. Não sei se posso.
29. Meu guia é que sabe.
30. O sonho do pai era que o filho se formasse.
31. Era evidente que ele tinha razão.
32. Ocorria que alguns faltavam.
33. Convém que saibam disto.
34. Parece que vai chover.
35. A vida é que dirige as pessoas.
36. Pensamos que podemos tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário